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LAUDOS E EXECUÇÕES

Laudos de SPDA e Aterramentos.

A sigla SPDA significa sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Esses sistemas servem para proteção de prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra as descargas atmosféricas e seus efeitos.

Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga atmosférica fluir em direção a terra, sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger as pessoas dentro da instalação.

PORQUE REALIZAR O LAUDO DE SPDA?

Empresas com carga instalada superiores a 75kW, de acordo com a NR10 (norma regulamentador 10), são obrigadas a manter em seu PIE (prontuário de instalações elétricas) o laudo de SPDA e o laudo de Aterramento. O não cumprimento desta norma pode acarretar em diversas questões como:

  • Na recusa das seguradoras para cobrir qualquer sinistro no parque industrial;
  • Para a renovação do Alvará de funcionamento, o corpo de bombeiros exige o laudo de SPDA no AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros);
  • Em caso de um acidente com descarga atmosférica, o responsável pela empresa responderá civil e criminalmente pelo não atendimento as normas regulamentadoras;
  • A falta do laudo de SPDA é uma Não Conformidade em certificações como a ISO;
  • Aumento do risco de centelhamentos, choques elétricos, incêndios, queima de equipamentos dentre outros.

 

Laudos de Termografia Elétrica.

A Termografia Elétrica / Inspeção Termográfica é um método de teste não destrutivo, que pode ser usado para detectar conexões deficientes, cargas desequilibradas, isolamento deteriorado ou outros problemas potenciais em componentes elétricos energizados. Esses problemas podem levar ao consumo excessivo de energia, aumento nos custos de manutenção e falhas dos equipamentos, resultando em paradas não programadas, danos aos equipamentos, dentre outros.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA?

  • A economia decorrente da conservação de energia;
  • Redução nos gastos com manutenções corretivas e preventivas;
  • Redução das paradas não programadas;
  • Redução de falhas que possam aumentar a exposição dos funcionários a circuitos elétricos ativos, tornando-os suscetíveis a ferimentos graves ou morte por eletrocussão.


Altas resistências nos circuitos provocam um aumento no fluxo de corrente e quando esse fluxo aumenta, o consumo de energia também aumenta. Além disso, o alto fluxo de corrente pode causar a falha prematura de alguns componentes do circuito elétrico, como fusíveis, disjuntores e transformadores.

AVCB (Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros).

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento utilizado para comprovar a estabilidade e segurança dos edifícios em casos de incêndio, obtido após aprovação de projeto e vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

FAZEM PARTE DO LAUDO:

  • Projeto Técnico (Planta, indicando locais dos equipamentos, rotas de fuga e etc.);
  • Formulário de Segurança contra Incêndio de Projeto Técnico;
  • Anotações de Responsabilidade Técnica, exigidas de acordo com a edificação e segmento;
  • Laudos técnicos, quando aplicáveis à edificação;
  • Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Laudos Luminotécnicos.

O Laudo Luminotécnico tem como objetivo medir a iluminância de um ambiente por meio de uma vistoria no local, a fim de identificar as melhorias de iluminação que podem ser feitas visando evitar acidentes, fadiga visual ou estresse por conta da má disposição de luzes.

Para isso é feita a mensuração da intensidade dos níveis de iluminamento com um aparelho chamado luxímetro, onde é considerada a disposição dos móveis e luminárias. Dessa forma, este laudo irá garantir que a luminosidade do ambiente atenda aos requisitos especificados na norma NBR ISO/CIE 8995-1:2013, assim o cliente garante conforto, segurança e maior produtividade no caso de empresas.

Além disso, o laudo luminotécnico pode:

  • Propor melhorias individuais para cada ambiente com base na tabela da ABNT;
  • Orientar na alteração de layout ou instalação de novos pontos de iluminância;
  • Sugerir mudança na cor de paredes ou repintura para aumentar o lux.
  • Indicar a necessidade de substituição de lâmpadas.

Laudo NR-10: Instalações e Serviços em Eletricidade.

O Laudo NR-10 é um relatório técnico, elaborado por um engenheiro eletricista após as inspeções in loco, que contém as descrições das medidas de controle e sistemas preventivos adotados nas empresas, de forma a garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e/ou serviços com eletricidade.

Em empresas e indústrias com carga instalada superior a 75kW, o laudo da Norma Regulamentadora 10 contempla a elaboração e análise dos seguintes documentos:

  • Laudos técnicos periódicos;
  • Projetos Obrigatórios;
  • Controle documental dos EPIs;
  • Controle documental dos trabalhadores;
  • Controle documental dos EPCs.

Laudo NR-12: Máquinas e Equipamentos: Instalação, Operação e Manutenção.

Esta Norma Regulamentadora define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, estabelecendo requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

O laudo NR12 é necessário nas fases de projeto, na utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, na fabricação, importação, comercialização e exposição.

O que deve compor o laudo NR12, para fins de fiscalização do MTE – ministério do trabalho e emprego?

  • Inventário de máquinas;
  • Planta baixa – Localização com representação esquemática;
  • Análise de Risco;
  • Diagnóstico;
  • Plano de Ação;
  • Manuais de operação e manutenção.

LAUDO NR-23: Segurança contra Incêndios.

O Laudo de Segurança Contra Incêndio Predial realiza a inspeção técnica dos sistemas e procedimentos de prevenção e combate a incêndios vigentes no estabelecimento, verificando a conformidade do nível de segurança contra incêndios com os requisitos normativos obrigatórios.

Podem fazer parte do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios:

  • Sinalização de Segurança;
  • Iluminação de Emergência;
  • Saídas de Emergência;
  • Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio;
  • Sistemas de Combate a Incêndio por Extintores;
  • Sistemas de Combate a Incêndio por Hidrantes;
  • Sistemas de Combate a Incêndio por Chuveiros Automáticos;
  • Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio;
  • Laudo de Teste de Pressão em Bombas de Incêndio.
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